Uma lista, incompleta e aberta a sugestões, de bibliografia sobre a questão autoral, com ênfase na autoria colaborativa.
Livros e artigos
ANTOUN, Henrique. Jornalismo e ativismo na hipermídia: em que se pode reconhecer a nova mídia. X ENCONTRO DA COMPÓS, UnB, Brasília, 2001. Anais… Brasília Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2001. Disponível em: <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/viewArticle/274>.
AARSETH, Espen J. Cybertext – Perspectives on ergodic literature. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997.
ASCOTT, Roy. Art and Telematics: towards a network consciousness. In: GRUNDMANN, H. (Ed.). Art + Telecommunication. Vancouver: The Western Front, 1984, p. 25-67.
______. Plissando o texto: origens e desenvolvimento da arte telemática. In LEÃO, Lucia (Org.) O chip e ocaleidoscópio – Reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora Senac, 2003, pp. 413-430.
BARBOSA, Pedro. A ciberliteratura – Criação literária e computador. Lisboa: Edições Cosmos, 1996.
______. O computador como máquina semiótica. 2001. Disponível em: <http://www.pedrobarbosa.net/artigos_online-pdf/artigo-rcl.pdf>.
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O rumor da língua. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BENNETT, Andrew. The author. New York: Routledge, 2005.
BOLTER, Jay David. Writing space – Computers, hypertext, and the remediation of print. 2nd ed. London: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.
BURKE, Sean. Autorship: from Platô to the postmodern. Edinburgh University Press, 1995.
______. The death and return of the author. Criticism and subjectivity in Barthes, Foucault and Derrida. 2nd ed. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1998.
CARBONI, Guilherme. Direito autoral e autoria colaborativa na economia da informação em rede. São Paulo: Quartier Latin, 2010.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro, do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Unesp, 1999.
DE KERCKHOVE, Derrick. Texto, contexto, hipertexto: três condições da linguagem, três condições da mente. Revista Famecos nª 22, 2003, pp.7-12.
EISENSTEIN, Elizabeth L. The printing revolution in Early Modern Europe. 2nd ed. New York: Cambridge University Press, 2005.
FERNANDES, Noélia M.. A autoria e o hipertexto. Coimbra: Minerva. 2003.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 7ª ed. São Paulo: Loyola, 2001.
______. O que é um autor?. 6ª ed. Lisboa: Passagens, 2006.
HAYLES, N. Katherine. Translating media: why we should rethink textuality. The Yale Journal of Criticism v.16, n. 2, 2003, p. 263-290.
______. Electronic literature: new horizons for the literary. Notre Dame: University of Notre Dame Press, 2008.
HIMANEN, Pekka. The hacker ethic – A radical approach to the philosophy of business. New York: Random House, 2001.
JOHNSON, Telma. Nos bastidores da Wikipédia Lusófona – Percalços e conquistas de um projeto de escrita coletiva on-line. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.
LANDOW, George P. Hypertext 2.0: The convergence of contemporary critical theory and technology. [Baltimore]: Johns Hopkins University Press, 1997.
LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia – Arquitetura e navegação no ciberespaço. 3ª Ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.
LONG, Pamela O. Openness, secrecy, authorship. Technical arts and the culture of knowledge from Antiquity to the Renaissance. [Baltimore]: The Johns Hopkins University Press. 2001.
MATUCK, Artur. A emergência do eletroescrito. Campus Estado do México. 2008 Disponível em: <http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2161336>.
______. Ewriting prospective: re-scripting authors’ rights in the electronic domain. In: Media in Transition Internacional Conference, 1, 2009, Cambridge, USA. Massachusetts Institute of Technology. Disponível em: <http://web.mit.edu/comm-forum/mit6/papers/Matuck.pdf>.
PETRY, Arlete. O jogo como condição da autoria e da produção de conhecimento: análise e produção em linguagem hipermídia. 292f. Tese de Doutorado – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2010.
RAYMOND, Eric. The cathedral & the bazaar, musings on Linux and open source by and accidental revolutionary. 2ª ed. USA: O’Reilly, 2001.
STALLMAN, Richard. Why software should not have owners. 1994. Disponível em: .
SIMONE, Raffaele. The Body of the Text. In: NUNBERG, Geoffrey (Ed.). The future of the book. [Los Angeles]: University of California, 1996, p. 239-251.
SERELLE, Márcio. Redes anônimas: aspectos de dissolução do autor no ciberespaço. In: Interações midiáticas.PINTO, J.; SERELLE, M. (Orgs.). São Paulo: Autêntica, 2006, pp. 61-75.
THOMAS, Max W. Reading and writing the Renaissance commonplace book: A question of authorship?. In: WOODMANSEE, Martha; JASZI, Peter (Ed.). The construction of authorship. Textual appropriation in law and literature. 3rd ed. [Durham]: Duke University Press, 2006, p. 401-415.
WEISSBERG, Jean-Louis. Entre produção e recepção: hipermediação, uma mutação dos saberes simbólicos. In: COCCO, Giuseppe et al (Org.). Capitalismo cognitivo: trabalho, rede e inovação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, pp.109-131.
WOODMANSEE, Martha. The author, art, and the market – Rereading the History of aesthetics. New York: Columbia University, 1994.
Indico também alguns posts aqui do blog que trazem mais referências bibliográficas. São eles:
Boa bibliografia sobre autoria e propriedade intelectual
Livros sobre cibercultura pra baixar
Remix ou plagiocombinação – algumas referências
Além disso, vale conferir a coleção de links na barra lateral direita do blog – “Livros pra Baixar”.
Olá, Beatriz, estou começando a escrever meu TCC de conclusão de Curso de Especialização em Informática na Educação.
Fiquei muito empolgada com o material que tens aqui no teu site.
Meu trabalho é “O uso das TICs na escola e as práticas de valorização da autoria”,desculpa o abuso, mas vou pedir: tens sugestões mais específicas de bibliografia pra mim?
Obrigada e parabéns pelo teu trabalho!
Adri
Oi Adri,
Você chegou a ver os meus posts com a tag bibliografia? São eles:
Tem também, na coluna à direita do blog, uma coleção de links de Livros pra Baixar, com o tema da cibercultura. Talvez lhe interessem.
Além disso, na página Escritos do blog, tem um artigo meu mais relacionado à Educação: Wikipédia – A enciclopédia colaborativa como ferramenta de estímulo à pesquisa. Você pode baixar o texto no link https://autoriaemrede.files.wordpress.com/2010/07/wikipedia_ferramentadepesquisa.pdf
Bom, na verdade, minha pesquisa não vai na direção da valorização da autoria. O que me interessa é entender os processos autorais coletivos que se dão através das redes e que questionam a própria noção de autoria como algo individual e proprietário.
De toda maneira, essas referências que lhe passei podem ajudar a pensar o que é autoria e também o que são as redes de comunicação eletrônica.
Valeu a visita!
Um abraço,
Bia