Boa bibliografia sobre autoria e propriedade intelectual

Tive acesso recentemente a uma bibliografia bastante completa sobre a questão dos deslocamentos da autoria na atualidade e suas implicações na propriedade intelectual. A compilação é parte da disciplina Intellectual Property and the Construction of Authorship, ministrada por Martha Woodmansee na Case University, com links para os arquivos, a maior parte em pdf e todos em inglês.

Embora tenha um viés que tenda um pouco mais para a área do Direito, tem várias boas referências sobre a construção da noção de autoria na história e também sobre as transformações trazidas pelas redes eletrônicas à circulação dos bens culturais.

A lista, com cerca de 80 artigos, começa com os clássicos “What is an Author”, de Michel Foucault, e “The Death of the Author”, de Roland Barthes, que questionaram o estatuto da autoria já na década de 1960.

Outra boa referência são os artigos de Martha Woodmansee, “On the ‘Author Effect’: Recovering Collectivity e “The Genius and the Copyright” , além de alguns outros do livro “The Construction of Authorship”, organizado por ela.

Uma preciosidade para quem pesquisa o tema são os textos escritos entre os séculos XVII e XIX, que embasaram a construção da figura do autor como um criador individual, como os de William Wordsworth e J.G. Fichte.

E, como não poderia faltar, alguns artigos de pesquisadores que apontam para a influência das mudanças tecnológicas para a transformação das práticas socioculturais como Walter Ong, “Writing Restructures Consciousness” and “Print, Space, and Closure”, e Elisabeth Eisenstein, “Defining the Initial Shift” . Além de textos de Jay Bolter, “Writing as Technology” and “Hypertext and the Remediation of Print”, e de George Landow, “Reconfiguring the Author”.

Citei aqui alguns dos textos que têm mais relação com minha pesquisa. Mas há vários outros mais específicos sobre propriedade intelectual que merecem ser conferidos.

Clique aqui para ver a bibliografia completa com os links.

10 Comentários

Arquivado em Direito Autoral, Propriedade intelectual

10 Respostas para “Boa bibliografia sobre autoria e propriedade intelectual

  1. adicione as tags “bibliografia” e “referências bibliográficas”😉

  2. Reynaldo Carvalho

    Obrigado pelo presentão.

  3. Reynaldo Carvalho

    http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/05/03/defensores-da-reforma-da-lei-de-direitos-autorais-enviam-carta-aberta-dilma-rousseff-924373254.asp
    “A revolução das tecnologias digitais (internet e redes sociais) nos obriga a reinventar as politicas culturais e sobretudo novas formas de distribuição e acesso. As leis (não só a de Direito de Autor) têm que se adequar a estas novas e riquíssimas possibilidades “.

    • Oi Reynaldo,

      Meu próximo post retoma esse tema. A Carta Aberta a Presidente Dilma Rousseff já tem mais de 2.000 assinaturas. É preciso assegurar que o Plano Nacional de Cultura, debatido democraticamente e aprovado pelo governo Lula, seja de fato implantado.

      Um abraço,

      Bia

  4. Reynaldo Carvalho

    Oi, Bia, você ainda está em Portugal, não é?
    Aqui, até na grande imprensa matérias sobre o tema são praticamente diárias. Mais uma, de hoje, em O Globo:

    “É preciso desmitificar os direitos autorais. Retirar a sua aura de direito absoluto, sacro, descolado da realidade do cidadão comum. O direito autoral está mais presente no dia-a-dia das pessoas do que elas imaginam “.

    http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/05/03/brasil-entra-em-ranking-dos-paises-com-piores-leis-de-direitos-autorais-do-mundo-especialista-diz-que-prejuizos-para-populacao-podem-ser-grandes-924377957.asp

  5. Oi Reynaldo,

    Ainda estou em Portugal, mas conectada com as discussões aí no Brasil, especialmente via Twitter. E também Facebook.

    Já li esta matéria publicada no Globo de hoje. É incrível, né? De todos os lados vem a confirmação de que a revisão da atual Lei de Direito Autoral é urgente e necessária.

    E de que a ministra, ao afirmar o contrário, ou está profundamente mal informada ou age mesmo de má fé…

    Um abraço,

    Bia

  6. Obrigada por compartilhar. Muitas referências bacanas. Algumas delas os links já se perderam, mas é possível localizar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s