Livros sobre cibercultura pra baixar

A vantagem de se pesquisar a cibercultura – e especialmente a cultura livre na rede – é que existem vários livros que podem ser baixados de graça, alguns dele de fato fundamentais.

Este é o caso dos livros do Lawrence Lessig, como Free Culture (que já tem tradução para o português) e The Future of Ideas (infelizmente não está mais disponível para baixar). Fundador do Creative Commons, Lessig defende a flexibilização do direito autoral para o desenvolvimento tecnológico e cultural.

Outro livro seminal é Wealth of Networks, de Yochai Benkler, que traz um trabalho de fôlego sobre a economia das redes e o valor do compartilhamento nesse contexto.

Na mesma linha, Futuros Imaginários – das máquinas pensantes à aldeia global, de Richard Barbrook, investe numa abordagem mais política da questão. Um dado interessante é que o livro foi traduzido de forma colaborativa pelo grupo des).(centro., como uma forma de exercitar o processo colaborativo que Barbrook defende.

Uma leitura a meu ver imprescindível é Cultura Digital BR que traz insights de pesquisadores e figuras públicas, montando um quadro diversificado e rico do pensamento e da ação nessa área no País.

Outro dia procurando um artigo no Google, achei uma pérola: Capitalismo Cognitivo, propiedad intelectual y creación colectiva (outro que não está mais disponível para download), com artigos de Yann Moulier Boutang, Maurizzio Lazzarato, Antonella Corsani e outros. Eles têm na minha opinião a visão mais acurada do fenômeno da economia do conhecimento que está por trás da grande mudança que estamos vivendo hoje na produção e circulação dos bens culturais na sociedade.

Um dos mais inspirados, e que gosto muito, é o Livro depois do Livro, de Giselle Beiguelman, que pensa as possibilidades da interface digital para além da tradição gráfica impressa, ainda bastante presente nos projetos hipertextuais.

Ainda vale destacar, entre os pesquisadores brasileiros: Além das Redes de Colaboração – internet, diversidade cultural e tecnologias do poder, organizado por Nelson De Luca Pretto e Sergio Amadeu; Comunicação e Mobilidade – aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil, organizado por André Lemos e Fabio Josgrilberg; Redes Sociais na Internet, de Raquel Recuero; e Blogs.com – Estudos sobre Blogs e Comunicação, organizado por Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Montardo.

Há tempos tenho essas referências, e achei que seria útil criar uma lista na barra de links do blog pra facilitar a vida de quem também se interessa pelo tema. Na coluna da direita, em Livros para Baixar, você encontra mais alguns deles.

(Este post foi atualizado em 24/06/2013. Vários links estavam obsoletos e alguns livros não estão mais disponíveis para download. Mantive de toda a forma a referência, pois eles podem ser adquiridos, por quem tiver interesse, na Amazon.)

8 Comentários

Arquivado em Cibercultura

8 Respostas para “Livros sobre cibercultura pra baixar

  1. Muito boas as suas indicações, baixei alguns e estou degustando. Parabéns e, claro, obrigado! Um abraço. Ricardo.

  2. Pingback: concatenum.com » Efemérides

  3. Olá,

    adorei as indicações e o blog. Já baixei tudo e lerei aos pouquinhos. Quando der, passe lá no blog do nosso grupo de pesquisa (LabCULT/ UFF) para trocarmos uma ideia.

    Abraços,
    Lucas

    • Olá Lucas,

      Faça bom proveito das leituras. Meu objetivo com o blog é mesmo trocar ideias. Vou lá no LabCult para continuarmos a conversa.

      Valeu a visita.

      Um abraço,
      Bia

  4. Visitem nosso blog, temos um acervo interessante de livros e artigos de cibercultura. http://cibergeek.wordpress.com

    • Olá,

      Bem legal o seu acervo. Vou incorporar alguma coisa de lá no blog, especialmente o que é gratuito.

      Não sei se chegou a ver, na coluna ao lado tem mais links de livros sobre cibercultura pra baixar.

      Obrigada pela dica.

      Um abraço,

      Bia

  5. Pingback: Livros sobre cibercultura pra baixar | Blog do Carrano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s