Sujeito a Termos e Condições

Privacidade e vigilância são questões críticas nos dias atuais. Não só para governos e organizações, mas também para pessoas comuns.

Edward Snowden revelou ao mundo o que alguns já sabiam: nossos dados pessoais estão cada vez mais expostos ao monitoramento, com objetivos especialmente comerciais e de segurança do estado. Já tratei deste assunto aqui e aqui.

Talvez o mais estranho é saber que, sem prestarmos muita atenção, grande parte desse monitoramento é feito com nossa concordância.

Explico: a cada vez que clicamos no botão “aceito” nos mais variados serviços e produtos, estamos na prática autorizando grandes empresas a “tomarem conta de nossos dados” da maneira que melhor lhes aprouver.

Serviços como Facebook, Google, Instagram, iTunes, LinkedIn etc. E produtos como softwares, computadores, tablets e smartphones. Todos sempre nos colocando diante de uma tela para concordarmos com normas e restrições. Como o texto é bem grande e a letra pequena, raramente alguém se dá ao trabalho de conferir. E não há saída: ou se aceita ou não se usa.

O documentário Sujeito a Termos e Condições explora as consequências desse ato tão corriqueiro e banal, mostrando como as corporações fazem uso das informações que têm acesso.

Ver como o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, trata os dados dos usuários e, paradoxalmente, reage à invasão de sua própria privacidade, já vale o filme.

É um tanto quanto preocupante saber dos detalhes por trás de um simples clicar em “aceito”. Mas sempre é melhor estar consciente do que estamos expostos para que tenhamos mais discernimento ao disponibilizar nossas informações.

Atualização em 26/03/2015: o post trazia o link do documentário no Vimeo, com legendas em português, mas infelizmente ele foi retirado… De toda forma, fica a dica pra quem quiser baixá-lo:

Deixe um comentário

Arquivado em Vigilância

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s