Missão cumprida!

Foram quatro anos de intensa dedicação a um projeto de pesquisa. Um período muito rico, durante o qual pude aprofundar meus estudos, entrar em contato com novas ideias e conhecer pessoas interessadas nos mesmos temas.

Finalmente, na última sexta-feira, dia 23 de março, foi a defesa pública da minha tese. Mais de quatro horas de uma profícua interlocução com professores interessados em dialogar e expandir um pouco mais os temas que eu discuti no meu trabalho. Considero o momento da banca de defesa um privilégio na vida acadêmica, porque é uma das raras oportunidades em que outros pesquisadores leem com atenção o seu trabalho e fazem considerações sobre ele.

No final, dá uma boa sensação de missão cumprida, de ter conseguido em grande medida alcançar objetivos que estabeleci lá no início, além de abrir novas portas para questões que eu não tinha previsto, o que é muito estimulante.

Uma delas foi pensar a autoria maquínica, isto é, como definir a participação do computador no processo autoral através das redes de comunicação. Um tema que eu não tinha vislumbrado quando entrei no doutorado, mas que se apresentou para mim, vindo, por um lado, pela pesquisa do meu orientador, professor Artur Matuck, e também porque cerca de 25% das edições da Wikipédia, um dos meus objetos de estudo, são feitas por robôs. Este é um dos temas que vou desenvolver brevemente em um post.

A outra questão que surgiu, e que tenho explicitado várias vezes aqui no blog, foi a relevância do debate sobre o estatuto da autoria, inclusive a nível internacional, como uma importante disputa política contemporânea que diz respeito as formas de circulação da cultura e do conhecimento na sociedade. Este é um tema que tem me interessado bastante e que pretendo continuar pesquisando e, na medida do possível, contribuindo neste debate público.

A próxima etapa agora é fazer uma revisão final da tese para depois disponibilizá-la no portal da ECA/USP e também aqui no blog. Afinal um dos objetivos da pesquisa é poder contribuir com um campo de conhecimento e inspirar novos trabalhos. Para isso é preciso que possa ser facilmente acessível.

Este blog foi criado especialmente para a pesquisa como um objeto de estudo. No entanto, mesmo tendo terminado o doutorado, pretendo mantê-lo ativo, especialmente porque acredito que o tema da autoria em rede continuará não só atual, mas central para a definição de um modelo de circulação dos bens imateriais que leve em conta a dinâmica das redes de comunicação e o direito de acesso ao conhecimento e à cultura.

10 Comentários

Arquivado em Tese

10 Respostas para “Missão cumprida!

  1. Reynaldo Carvalho

    Parabéns, DOUTORA !!!!!!!!!!
    Muito merecido, sou testemunha do seu esforço e da sua dedicação.
    Aprendi uma enormidade com o seu blog e quero continuar aprendendo.
    Ah, descanse até julho, porque depois eu vou cobrar aquela ideia antiga do Coletivo.

    • Oi Reynaldo,

      Obrigada🙂

      Você vai ver, tem um agradecimento a você na tese pela interlocução que estabelecemos aqui.

      Certamente, quero que nosso diálogo continue! Vamos conversar sobre o coletivo mais pra frente.

      Um abraço,

      Bia

  2. FraNciellen

    Oi. Eu adoro teu blog e leio com freqüência pois estiou desenvolvendo minha monografia e dentres os capitulos abordo um sobre autoria colaborativa. Meu foco e De cunho jurídico, mas abordo um pouco do aspecto social e econômico do instituto.
    Parabéns pelo blog.
    Franciellen

    • Olá Franciellen,

      Acredito muito no conhecimento como um bem comum que deve ser compartilhado. Então é muito bom saber que o conteúdo do blog tem ajudado na sua pesquisa.🙂

      Tenho uma excelente referência bibliográfica pra te passar sobre autoria colaborativa do ponto de vista jurídico: o livro “Direito autoral e autoria colaborativa na economia da informação em rede”, do professor Guilherme Carboni, que saiu em 2010 pela editora Quartier Latin de São Paulo.

      Boa sorte na sua monografia!

      Um abraço,

      Bia

  3. Parabéns, Bia, mais uma vez. Saboreie os frutos de seu intenso trabalho, você merece. E certamente outras conquistas virão. Bjs

    • Oi Teresa,

      Obrigada!

      Por coincidência, vivemos o mesmo momento de conclusão de pesquisa, não é?

      Você também merece os parabéns pela conclusão, com louvor, do seu mestrado.

      Que novos desafios e conquistas estejam no nosso caminho!

      bjs

      Bia

  4. Oi Bia,

    Parabéns pela defesa!
    Estou ansioso para ler seu trabalho, certamente será referência no assunto. Assim que postar aqui, dissemine muito – e queremos publicar lá no BaixaCultura também, como temos feito (mais ou menos) periodicamente com trabalhos na área.
    E que ótimo que continuará com o blog! Teu trabalho aqui é muito importante para morrer agora que é doutora. Adelante!

    abraços

    • Olá!

      Uma das melhores coisas de ter criado este blog foi poder encontrar parceiros, como vocês do Baixa Cultura.

      Acho ótima a proposta de divulgar a tese também pelo seu blog.

      Já estou na reta final da revisão. Quando terminar, vou disponibilizar aqui e aviso.

      Um abraço e obrigada pela força!

      Bia

  5. franciellen

    Oi Bia, entao, esta e minha obra principal na qual baseio minha pesquisa. Se tiveres outras referencias e puderes me passar eu agradeco.
    Att,
    Franciellen

Deixe uma resposta

