Resultado do experimento wiki

Há algumas semanas atrás postei aqui uma chamada para participação no experimento wiki, um dos estudos de autoria colaborativa para minha tese. O resultado da proposta foi bacana: houve 12 intervenções ao texto vindas de 10 endereços IP diferentes, e com contribuições muito pertinentes.

Foi interessante observar como as pessoas de fato se envolveram na reflexão, trazendo inclusive novas questões que não tinham sido abordadas pelo texto postado inicialmente. E também dá para perceber um certo diálogo entre elas, como se uma estivesse respondendo à outra.

Pesquei alguns trechos só pra dar uma ideia da riqueza da discussão:

Para Barthes, há muito tempo, o autor morreu. Não conheço o texto, mas possivelmente há diferentes interpretações para ele. Ou não?

Será que morreu, ou estamos ampliando as vozes e as possibilidades, como neste espaço? Sim! O autor não morreu, mas multiplicou-se!

O autor renasceu, agora individualmente, em 140 ou mais caracteres, sozinho ou em grupo.

Sai o autor individual entra o processo autoral coletivo. Ou não sai o autor individual, mas muitos outros autores individuais chegam e se juntam a ele. Quando sai o autor, entre o performer, sai quem faz a obra, entre a dobra.

E como deixei a experiência aberta para novas intervenções indefinidamente, acabo de ver que houve mais uma contribuição depois do prazo final, no dia 12 de dezembro:

Um autor sem corpo, que expressa um fluxo de atividade atribuído a um nickname que funcione como uma tag. Etiqueta que subverte sensivelmente a função-autor no momento em que traça uma linha entre posts, vendas, contribuições e que não significam nenhuma identidade, mas apenas atribuem atividades umas às outras. Um autor sem corpo, sem rosto e sem profundidade, superfície pura.

Você pode conferir o experimento aqui.

E, se quiser, pode ainda dar o seu pitaco🙂

Deixe um comentário

Arquivado em Autoria Colaborativa, Tese

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s