A ciência e a propriedade intelectual

Há algumas semanas publiquei um post falando sobre o novo modelo de produção científica que está emergindo, o Open Science, que se inspira no modelo de produção aberta do software livre. Com esse método colaborativo, a ciência progrediria mais rápido na medida em que os avanços das pesquisas estivessem disponíveis para que todos os cientistas pudessem dar mais um passo adiante. Você pode ler o texto aqui.

Pois hoje vou falar de uma questão diretamente relacionada a essa, que é a do obstáculo da propriedade intelectual para o avanço da ciência. Esta semana, li um artigo do professor Ladislau Dowbor, no qual ele conta um caso surreal: depois de publicar em uma revista internacional, ele foi informado que teria que pagar caso desejasse ter acesso ao seu próprio texto (!?!). Ele então argumenta, com toda a razão, que isso é um desestímulo à criatividade. E que, muito pelo contrário, o maior estímulo que ele poderia ter para continuar produzindo seria saber que suas ideias estariam circulando o mais amplamente possível e assim contribuindo para novas pesquisas.

O professor lembra que grandes instituições internacionais de pesquisa estão adotando modelos abertos de divulgação de sua produção. É o caso do MIT, o principal centro de pesquisa dos Estados Unidos, que adotou o modelo OCW (Open Course Ware), que libera o acesso do público, gratuitamente, a toda a sua produção científica.

Nas suas palavras:
“O potencial da ciência online, do open course, é que eu posso acessar quase instantaneamente o que se produziu em diversas instituições e sob diversos enfoques científicos sobre o tema que estou pesquisando, o que me permite chegar ao cerne do processo: uma articulação inovadora de conhecimentos científicos anteriormente acumulados. Esta aumento fantástico do potencial criativo que o acesso permite é que importa, e não o fato de ser gratuito.”

O acesso aberto à produção científica é muito mais do que simplesmente um novo modo de circulação da informação adaptado às tecnologias computacionais. Representa o incentivo à mais ampla produção cooperativa na área da ciência, que por sua vez significa a possibilidade de se alcançar de forma muito mais econômica e rápida os avanços que a humanidade necessita. Se pensamos nos desafios no campo da Saúde, isso é algo imprescindível. E, por outro lado, como lembra Dowbor, o atraso poderá nos custar muito caro.

Leia o artigo do professor Ladislau Dowbor na Carta Maior.

5 Comentários

Arquivado em Open Science, Propriedade intelectual

5 Respostas para “A ciência e a propriedade intelectual

  1. Reynaldo Carvalho

    Olá, Bia. Tudo bem?
    Não sei se você conhece, mas é muito interessante:
    http://www.quietrevolution.me/Re-Manifesto_Antropofagico.html
    Abraços.
    Reynaldo Carvalho

    • Oi Reynaldo,

      Muito bacana a proposta.

      Pelo que entendi, o filme colaborativo ainda está recebendo contribuições. É isso?

      Vai ser interessante ver o resultado final…

      Um abraço,

      Bia

  2. Reynaldo Carvalho

    Tudo na proposta dela é muito bom. Segue abaixo um convite: você foi interlocutora fundamental para a execução do trabalho; muito obrigado por tudo.
    DEFESA DE TESE: JOSÉ REYNALDO DE SALLES CARVALHO
    TÍTULO : DUAS CAPITUS CONTEMPORÂNEAS EM TEIAS INTERSEMIÓTICAS: UMA MOSTRAÇÃO RIZOMÁTICA DA REESCRITURA NA PÓS-MODERNIDADE E NA CULTURA REMIX
    DATA: 25/11/2011
    HORÁRIO: 9h
    LOCAL: Auditório Agostinho da Silva (TEL) – UNB – Brasília – DF

    • Oi Reynaldo,

      Digo a mesma coisa: vc tem sido meu interlocutor privilegiado, com quem tenho podido trocar e amadurecer muitas ideias importantes para minha pesquisa.

      Gostaria muito de poder assistir a sua defesa, mas é impossível pra mim viajar nesse período.

      Por acaso será transmitida?

      Um abraço,

      Bia

  3. Sandra

    Olá,
    Gostaria do email do Prof. Dr, José Reynaldo de Salles Carvalho, alguém tem?
    Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s