Balanço de (quase) um ano do blog. E férias!

Mês que vem este blog faz um ano. Por coincidência, será o mês em que vou sair de férias, aproveitando que termino meu estágio aqui em Portugal. Será, portanto, um mês de descanso para o blog também.

É um bom momento, então, para fazer um pequeno balanço deste espaço aqui. Meu objetivo ao criá-lo, como pode ser lido na apresentação ao lado, era poder divulgar minha pesquisa e encontrar interlocutores. Mas não só isso. Eu queria também testar o meu próprio tema de estudo – a autoria colaborativa na rede.

Considero que a experiência foi muito bem-sucedida. Em primeiro lugar, me possibilitou sair daquela condição característica de quem escreve uma tese – a solidão ou o isolamento – que ocorre tanto pela dedicação que o estudo exige e também pela especificidade de cada pesquisa. Não é fácil encontrar pessoas com interesses comuns.

Pois colocando minhas reflexões na rede pude entrar em contato com outros pesquisadores, vários dos quais provavelmente eu não viria a encontrar em outros ambientes. Especialmente pessoas da área de Letras envolvidas com questões bem semelhantes às minhas.

De fato, não faria muito sentido fazer uma pesquisa sobre a comunicação em rede e não estar presente nela, trocando ideias e experimentando suas potencialidades e limitações.

O mais interessante pra mim é que se construiu aqui, sem dúvida alguma, um processo de autoria colaborativa. Basta ler as dezenas de comentários para constatar o quanto muitos deles enriqueceram a discussão que eu propus, com mais referências e também outros olhares.

No próximo semestre gostaria de tentar incrementar a proposta de escrita coletiva wiki, que ainda não decolou. Vou fazer uma chamada mais direta, talvez em agosto ou setembro. Tomara que também consiga uma boa participação.

Fico por aqui. Em agosto estou de volta!

6 Comentários

Arquivado em Apresentação, Tese

6 Respostas para “Balanço de (quase) um ano do blog. E férias!

  1. luciana salazar salgado

    Beatriz, não poderia deixar de registrar a importância da sua iniciativa pra mim e, mais amplamente, pra nós da Linguística também, notadamente para os analistas do discurso.
    Há uma produção crescente de estudos discursivos voltados à problemática da autoria, mas temos estado encerrados entre linguistas e minha brevíssima apariação aqui neste blog rendeu contatos ótimos e muita partilha. Nessa toada, não resisto a deixar uma sugestão de leitura que trata de interfaces (fundamentalmente comunicação social – linguística/análise do discurso) e de questões de autoria mais laterais, digamos, mas que renovam os debates sobre a autoria em rede, sobre a própria constituição de redes: de Alice Krieg-Planque, o artigo “Pour une analyse discursive de la communication : la communication comme anticipation des pratiques de reprise et de transformation des énoncés” (de 2009). Uma tradução (PB) foi publicada na revista Linguasagem, da UFSCar: http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao16/art_001.pdf – “Por uma análise discursiva da comunicação: a comunicação como antecipação de práticas de retomada e de transformação dos enunciados”.

    Valeu!

  2. Oi Luciana,

    Obrigada por sua sugestão de leitura.

    Como eu digo neste post, tem sido muito gratificante para mim poder construir este diálogo, trocar referências sobre meu tema de pesquisa e, deste modo, experimentar aqui um tipo de autoria colaborativa.

    Bom saber que você está acompanhando o blog🙂

    Um abraço,

    Bia

  3. Reynaldo Carvalho

    Férias merecidas. Você deve conhecer, mas …
    http://culturadigital.br/forum2010/2010/12/06/integra-da-mesa-remix-e-transmidia/
    Abs.
    Reynaldo

  4. Reynaldo Carvalho

    É um vício, não é?
    Então vai a íntegra das outras mesas do Forum 2010 Cultura Digital Brasileira:
    http://culturadigital.br/forum2010/2010/12/06/
    Abs.
    Reynaldo

Deixe uma resposta

