Imaginação e criatividade pela Internet livre

Não bastasse o retrocesso em relação à política de cultura digital no Brasil, leia-se nova gestão do MinC, temos recebido notícias nada animadoras de outros cantos do mundo.

Em Portugal foi divulgada recentemente a notícia de que o Partido Socialista pretende apresentar uma proposta de Lei de Cópias Privadas que simplesmente proíbe o autor de renunciar à remuneração pelo seu trabalho, através da inclusão de um artigo sobre “inaliebidade e não-renunciabilidade”. Isto na prática quer dizer que a licença Creative Commons se tornaria ilegal no país. Um absurdo total, porque é uma ingerência no direito pessoal do criador de escolher como quer que sua obra circule. Além, claro, de ir contra toda a dinâmica da cultura digital. E a ideia vem do Partido Socialista… Realmente difícil de entender.

Confira a notícia aqui

E agora, ainda pior: foi divulgado que Nicolas Sarkosy, presidente da França, país sede da próxima reunião do G8, convocou os líderes mundiais para uma cúpula que, em nome da defesa da democracia, quer aumentar o controle da internet. A reunião deve acontecer ainda no final deste mês.

Por conta disso, entidades internacionais estão fazendo uma chamada para a ação criativa, propondo que todos enviem qualquer tipo de expressão como forma de protesto a toda e qualquer tentativa de controlar a Internet.

Leia a chamada aqui

Deixe um comentário

Arquivado em Creative Commons, Cultura livre, Direito Autoral

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s