Pra começar…

Para dar início a essa “conversa” que pretendo entabular por aqui, penso que é interessante dar algumas informações sobre a minha pesquisa.

Meu tema geral é a autoria colaborativa em rede. Como isso abrange um universo muito grande, delimitei meu estudo na produção escrita. E deixei de lado, mas não fora da minha área de interesse, os processos coletivos de produção áudio-visual que têm lugar na Internet.

Escolhi dois objetos de pesquisa para realizar estudos de caso: a Wikipédia e o Overmundo. São duas publicações de peso e que têm já uma história pra contar, guardadas as devidas proporções, já que a primeira tem alcance mundial e está entre os dez sites mais acessados do mundo. Mas a segunda, apesar do menor alcance, tem um sistema de edição coletiva muito bem planejado que, a meu ver, a coloca em destaque.

Minha pesquisa chega muito perto da questão do direito autoral porque discute, em sua parte teórica, o que é, afinal, um autor e como essa noção foi construída historicamente. Minha principal referência aqui é o pensamento de Michel Foucault sobre o tema.

Articulados com essa parte central da tese, onde exploro a história da produção discursiva e conceituação de autoria, estou desenvolvendo alguns intertextos que abordam outros aspectos da questão autoral contemporânea. São eles:

O Meio – no qual falo sobre o espaço de escrita digital: o hipertexto
O Contexto – onde disserto sobre os novos paradigmas do capitalismo cognitivo
A Autoridade – onde penso a questão da construção da credibilidade
A Máquina – no qual investigo o papel do computado como autor

Por ora fico por aqui. Pretendo ir desenvolvendo aos poucos esses temas no blog, e vou aguardando opiniões.

Deixe um comentário

Arquivado em Tese

Deixe uma resposta

